Case Studies

- Cubos de luz

Cubos de luz

Nome do Projeto: Sports Complex

Localização: Alès, França

Produto: Facade Danpatherm K7 Opal and Clear Softlite, 2,100 m²;

Arquiteto: Agence Didier Richard, França

Contratante: MCM Mériodionale de Constructions Métalliques, França

Descrição do projeto:

A necessidade: O novo complexo esportivo de Alès aspira a se tornar um local funcional, servindo tanto as escolas locais quanto as associações esportivas da cidade. “Em vez de um palácio esportivo, o prefeito queria uma ferramenta para a cidade, com um custo de construção controlado”, explica Didier Richard, arquiteto do projeto.

A solução Danpal: Dois edifícios adjacentes em forma de L, totalmente cobertos com Danpatherm K7 opaco e transparente Softlite, e reforçados com tratamento de alta proteção. Um deles tem um design clássico e inclui uma quadra de handebol e basquete, com 7 metros de altura, enquanto o outro é mais baixo, 4 metros de altura, e abriga salas de artes marciais. “Projetamos duas caixas transparentes e brilhantes que são neutras durante o dia e animadas à noite, graças às luzes de tira, destacando as silhuetas adesivas dos jogadores presos nas paredes”, explica Didier Richard.

O resultado: Durante o dia, as paredes permitem a entrada de luz solar, independentemente do tempo, dando espaço, o benefício vem da luz natural e de limitar o uso de iluminação artificial. As paredes também fornecem o isolamento térmico necessário para este tipo de edifício. Segundo Didier Richard: “cerca de quinze graus é suficiente para as atividades que ocorrem no edifício. Não é aquecido, quando não é utilizado, e se ficar muito quente, um sistema de ventilação natural no telhado lida com a extração de ar quente;.