Daylighting

Daylighting - ILUMINAÇÃO E SAÚDE

ILUMINAÇÃO E SAÚDE

Por que a luz é como uma droga

Um crescente corpo de pesquisa mostra que a iluminação tem um efeito altamente significativo em nossos corpos e mentes. A luz tem uma forte influência nos relógios do nosso corpo, porque passamos quase toda a nossa evolução vivendo à luz do sol.

Receptores especiais em nossos olhos reagem ao conteúdo azul à luz do dia, à medida que diminui à medida que o dia passa, e nos preparam para a atividade ou para o descanso. Nosso ciclo diário segue as dicas do nascer e do pôr do sol. As luzes artificiais não enviam as dicas certas para manter nossos ritmos diários sob controle. Os resultados de muita luz artificial podem ser dramáticos – a falta de iluminação pode contribuir para depressão (no inverno), ganho de peso, menor produtividade e pode aumentar o risco de outros problemas de saúde. Privado das pistas fornecidas pela luz do dia, o inter-relógio de alguns astronautas fica fora de sincronia com seus ritmos diários reais.

Lighting and HealthPor outro lado, a pesquisa mostrou que pacientes hospitalizados em salas ensolaradas ficam por períodos mais curtos, sentem menos estresse e até usam menos analgésicos.
Nosso entendimento dos efeitos biológicos da luz aumentou ao mesmo tempo que os LEDs e os controles de iluminação, tecnologias que ajustam a cor e a intensidade da luz durante o dia para combinar com nossos ritmos circadianos. A Philips, Osram e Fagerhult pesquisaram esse campo e desenvolveram soluções de iluminação dinâmica para residências, escolas, escritórios, hospitais e aviões.

As prioridades dos fabricantes e designers de iluminação estão mudando. Inicialmente, segurança e praticidade foram os aspectos mais importantes, depois energia, seguidos por sustentabilidade. O próximo nível é sobre saúde e produtividade humana. Além da eficiência energética, se você pode melhorar a produtividade das pessoas, o potencial é enorme. No entanto, atualmente existem poucas soluções que combinam com sucesso uma compreensão clara dos efeitos fisiológicos da luz com estética e eficiência.

Os empregadores querem que os funcionários estejam alertas e, portanto, uma iluminação intensa e intensa é essencial. Pesquisas mostram que a exposição a luz mais intensa aumenta os sentimentos de alerta dos funcionários e diminui o cansaço. Os cientistas ainda não chegaram a um acordo sobre qual é o nível certo de intensidade necessário para criar um ambiente de trabalho alerta.

Lighting and HealthA estratégia ideal de iluminação natural

A luz do dia usa a luz natural como substituto da iluminação elétrica. A melhor estratégia é usar a luz do dia para níveis básicos de luz ambiente, oferecendo aos ocupantes opções adicionais de iluminação. Deve-se também iluminar o espaço do edifício sem sujeitar os ocupantes a brilhar ou a variações radicais nos níveis de luz. Conforto e satisfação são importantes, porque se correlacionam positivamente com o desempenho.

Um projeto de iluminação diurna bem-sucedido leva em consideração domar o brilho e o ganho de calor solar. O equilíbrio certo pode ser alcançado com o uso de estratégias ativas de controle de luz do dia, como tons automatizados e estratégias passivas, como persianas. Essas tecnologias mitigam o movimento dinâmico da luz solar direta e trazem a luz do dia difusa para o espaço.

Danpal – A arquitetura da luz

Quando se trata de iluminação arquitetônica, é fundamental encontrar o equilíbrio. O excesso de luz resulta em brilho indesejado e um calor ambiente intolerável. Edifícios bem projetados oferecem o máximo de luz natural possível, mantendo um ambiente interno confortável. O Danpal utiliza materiais com flexibilidade, transparência, qualidades tonais e propriedades isolantes superiores. Os sistemas Danpal garantem um conforto térmico equilibrado, enquanto sua translucidez garante uma difusão leve e confortável.

O Danpal fornece as ferramentas certas para planejar as aberturas de luz mais eficazes – integrando produtos apropriados, que exploram o nível ideal de recursos energéticos – em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia.

Ao usar um software de ponta, o Danpal fornece simulações de iluminação e energia solar. A Danpal é única em oferecer soluções de simulação – demonstrando sua herança de 30 anos como especialista em inovação arquitetônica à luz do dia.