A construção sustentável utiliza um grande número de estratégias relacionadas ao design, construção e operação de projetos de construção. O uso de materiais e produtos de construção ecológicos é parte integrante do projeto de edifícios ecológicos.
Os benefícios dos materiais de construção ecológicos incluem: Conservação de energia, custos reduzidos de manutenção, melhoria da saúde e produtividade dos ocupantes, custos mais baixos de alterações nas configurações de espaço e maior flexibilidade de projeto. Segundo Roodman e Lenssen (1995), as atividades de construção civil em todo o mundo consomem 3 bilhões de toneladas de matérias-primas por ano (40% do uso global total).
O uso de materiais e produtos de construção ecológicos promove a conservação de recursos não-renováveis que estão diminuindo. Também pode ajudar a reduzir o impacto ambiental associado à extração, transporte, processamento, fabricação, instalação, reutilização, reciclagem e descarte de materiais de construção.
Os materiais de construção ecológicos são compostos por recursos renováveis. Os materiais ecológicos são ambientalmente responsáveis, considerando o impacto na vida útil do produto. Os critérios de seleção para materiais de construção ecológicos são os seguintes:
- • Eficiência de recursos: isso pode ser conseguido usando conteúdo reciclado, materiais naturais e renováveis, produtos fabricados com processos eficientes em recursos, materiais e componentes disponíveis localmente (economizando recursos energéticos no transporte), produtos recuperados ou recondicionados, materiais e embalagens reutilizáveis e recicláveis e materiais mais duradouros.
- • Eficiência energética: isso pode ser maximizado usando materiais, componentes e sistemas que ajudam a reduzir o consumo de energia em edifícios e instalações.
- • Qualidade do ar interno: A qualidade do ar interno (QAI) é aprimorada pelo uso de materiais que atendem aos seguintes critérios: Emitem poucos ou nenhum agente cancerígeno, emissões químicas mínimas, instaladas com compostos produtores de VOC mínimos, resistentes à umidade e produtos que requerem produtos simples e não tóxicos métodos e produtos de limpeza que promovam IAQ saudável, identificando poluentes do ar interno ou melhorando a qualidade do ar.
- • Acessibilidade
- • Conservação de água: Isso pode ser obtido usando produtos e materiais que ajudam a reduzir o consumo de água e conservar a água.
Seleção de produtos
Isso pode começar após o estabelecimento de metas ambientais específicas do projeto. Existem três etapas básicas que levam à avaliação ambiental: Pesquisa, avaliação e seleção.
A pesquisa envolve a coleta de todas as informações técnicas a serem avaliadas, a fim de identificar todas as opções disponíveis. Isso inclui informações dos fabricantes, como fichas de dados de segurança do material (FDSM), dados de teste da qualidade do ar interno (QAI), características do material de origem, garantias do produto, informações sobre conteúdo reciclado, dados de durabilidade, declarações ambientais, códigos de construção, regulamentos governamentais e muito mais .
A etapa de avaliação inclui a confirmação de informações técnicas e o preenchimento de lacunas de informações. O avaliador também pode solicitar certificações do produto aos fabricantes. A avaliação e a avaliação são simples ao comparar tipos semelhantes de materiais de construção, mas são muito mais complexas ao comparar produtos diferentes com a mesma função. Nesse caso, as formas descritivas e quantitativas de dados precisam ser processadas. Uma avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma avaliação da “verdura” relativa de materiais e produtos de construção e aborda o impacto de um produto em todas as suas etapas de vida.
A etapa de seleção envolve o uso de uma matriz de avaliação para pontuar os critérios ambientais específicos do projeto. A pontuação total de cada avaliação de produto mostra o produto com os mais altos atributos ambientais. Os critérios individuais incluídos no sistema de classificação podem ser ponderados para acomodar objetivos específicos.
Soluções Danpal de arquitetura leve, para revestimento de edifícios – Em harmonia com o meio ambiente
Líder global no design e fabricação de sistemas de luz do dia com altas propriedades de isolamento térmico e resistência mecânica, a Danpal permite que os arquitetos utilizem os recursos naturais de maneira ambientalmente responsável e econômica.
Os sistemas Danpal podem se adaptar a condições climáticas variáveis, para um gerenciamento sensível da luz disponível. Eles são adaptados à abordagem HQE, que definiu a certificação de construção. O HQE tem como alvo o interior do edifício, ou seja, a saúde e o conforto dos usuários, bem como a integração ao meio ambiente, economizando recursos e reduzindo o desperdício.
A Danpal fez parceria com a ADEME (Agência de Desenvolvimento Econômico e Controle de Energia) e o CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), usando medições precisas criadas em células de teste para validar o desempenho térmico do sistema Danpatherm. Todos os produtos Danpal são fabricados de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001. Eles exigem manutenção simplificada através de limpeza a alta pressão com água fresca e sabão ou detergente mínimos. Os painéis e resíduos Danpal® são 100% recicláveis. 100% de nossos cortes de produção são reorganizados por extrusão.
Nossos sistemas exigem baixa fabricação e manuseio no local: em 95% dos casos, entregamos sistemas fabricados sob medida (ou seja, minimizando o desperdício ao eliminar cortes no local). O sistema Danpalon® é certificado como não poluente e é adequado para uso mesmo em campos sensíveis, como o setor agroalimentar. Por todas essas razões e mais, Danpal é a escolha ambientalmente correta de material de construção.