A arquitetura está em uma encruzilhada. Os materiais de construção e as novas construções, juntamente com a manutenção e operação dos edifícios, representam uma grande proporção das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Como os arquitetos hoje podem projetar edifícios que não deterioram ainda mais o meio ambiente ou esgotam os recursos do mundo? Uma boa arquitetura pode ser completamente sustentável. Os melhores edifícios sempre se adaptaram ao seu ambiente imediato, mesmo antes que a sustentabilidade fosse um problema. Aqui estão alguns exemplos de arquitetura verde.
A nova planta de resíduos em energia de Copenhague, na Dinamarca, é uma instalação de tratamento de resíduos que foi transformada em um destino interessante para os cidadãos e visitantes de Copenhague. Esse projeto tornou-se uma oportunidade para Bjarke Ingels e seus colaboradores melhorarem a qualidade de vida das pessoas que moram na capital da Dinamarca, transformando parte do edifício e do local em uma pista de esqui, oferecendo oportunidades de lazer em um ambiente que antes era considerado indesejável.
O BeGreen2, o prédio comercial da rua Leadenhall, por Rogers Stirk Harbour + Partners, o edifício mais alto do coração de Londres, contará com um espaço transparente no átrio que oferece vistas para dentro e para fora do edifício. A torre será erguida do chão para abrir espaço para um átrio de sete andares acessível de todas as direções no nível da rua. Ao abrir o interior paisagístico do átrio em direção ao sol do sul, permitindo o fluxo de pedestres e incorporando um bar e restaurante – esse espaço urbano se tornará um oásis relaxante.
O design do SOM para a Green Tech City, em Hanói, Vietnã, criará um novo distrito urbano para 20.000 pessoas. Aplicando muitos dos princípios de sustentabilidade, como aproveitar o vento e o sol para apoiar condições de vida confortáveis, a empresa também organizará o distrito ao longo de um corredor verde linear que incorpora bairros residenciais acessíveis a pedestres e de baixo crescimento. Ao incorporar os canais de água agrícola existentes nos espaços verdes e nas vias navegáveis, isso dará às pessoas acesso à natureza verde. Esses projetos criam ambientes ricos além de propósitos funcionais – beneficiando seus usuários e comunidades adjacentes.
Na Danpal, acreditamos que a criação de ambientes físicos funcionais saudáveis, seguros e bem projetados, preservando recursos, em apoio à habitação humana, é de responsabilidade dos arquitetos.
Líder global no projeto e fabricação de sistemas de luz do dia com altas propriedades de isolamento térmico e resistência mecânica, o Danpal permite que os arquitetos aproveitem os recursos naturais de maneira ambientalmente responsável e econômica. As soluções de arquitetura de luz da Danpal exigem manutenção mínima e oferecem excelente controle do consumo de energia, resultando em economia substancial de custos do ciclo de vida. Os sistemas prontos para instalação da Danpal ajudam a reduzir o tempo de trabalho no local, principalmente em ambientes abertos ou em condições problemáticas. Perfeito para aplicações de fachadas, revestimentos, coberturas, clarabóias e sombreamentos, o Danpal® facilita o design de ambientes com luz natural. Uma empresa verdadeiramente global – com mais de 30 anos de experiência oferecendo soluções exclusivas para arquitetos – a Danpal® apoiou uma infinidade de projetos arquitetônicos sustentáveis inovadores e renomados.